Qual Combustível seu Corpo precisa para Treinar?

Qual Combustível seu Corpo precisa para Treinar?

Para praticar qualquer exercício precisamos de energia! Para produção de energia são necessários nutrientes, mas não é qualquer combustível que é eficiente e eficaz para essa produção!

O carboidrato é o melhor combustível para nosso organismo ele fornece energia de maneira rápida e eficiente, na falta dele nosso organismo tende a usar nutrientes nobres como proteína para suprir essa necessidade!

Até mesmo para potencializar a “queima” de gordura, ou seja, usar gordura como fonte de energia, é essencial a presença de carboidrato, sem ele outras vias metabólicas são ativadas o que pode impactar na performance e cognição!

A importância dos carboidratos não se resume apenas ao momento pré exercício! Ele é fundamental também durante o exercício em especial atividades de endurance, onde a recomendação é a ingestão de 60g de carboidrato por hora!

Após o exercício o carboidrato tem novamente um papel muito importante que é a recuperação dos estoques de glicogênio muscular (reserva energética dos músculos), logo nada de jejuar após o exercício!!

Dietas pobres em carboidratos comprovadamente prejudicam performance cognição e coordenação, por isso pare de ver o carboidrato como um vilão e passe a o considerar um aliado!

Muitos praticantes de atividade se queixam de empachamento ou má digestão antes de treinar quando ingerem alimentos e por esse motivo preferem treinar em jejum! Mas hoje isso não é mais um problema uma vez que existe no mercado um produto com excelente composição nutricional, fácil digestão e pequeno volume, ou seja, não causa esse desconforto! São os carboidratos em forma de gel! Eles são práticos, portáteis e não perecíveis! Definitivamente uma das melhores opções para quem pratica esportes na água, já que a chance de refluxo ao nadar com estômago cheio é grande!

É importante lembrar que além da ingestão de carboidratos antes, durante e após o exercício é fundamental manter boa hidratação! Considerando que a sudorese (perda de calor pelo suor) é o nosso principal mecanismo de termorregulação, e que pelo suor perdemos significativa quantidade de água e eletrólitos importantes para contração muscular como sódio, potássio e magnésio, o uso de um repositor hidroeletrolítico pode ser muito importante!

A ingestão de líquidos gelados, adicionados de carboidratos e eletrólitos (sódio e potássio) são extremamente recomendados em especial para atividades de endurance pois melhoram a absorção da água, além de repor perdas e portanto são mais eficazes na hora de hidratar, mas vale lembrar que  a quantidade pode variar muito de acordo com o tipo de treino/prova, duração de treino/prova e características individuais.

Consulte seu nutricionista para saber o que é mais adequado para você!

 

 

Autor(a): ALESSANDRA RODRIGUES

Formação GRADUAÇÃO Curso: Nutrição Instituição : Centro Universitário São Camilo Ano de conclusão : 2001

POS GRADUAÇÃO 1 Curso: Especialização em nutrição Nutrição Clínica GANEP Instituição : GANEP Ano de conclusão : 2003

POS GRADUAÇÃO 2 Curso: Nutrição Funcional Instituição : CVPE Ano de conclusão : 2005

POS GRADUAÇÃO 3 Curso: Mestrado Instituição : FACULDADE DE MEDICINA USP Ano de conclusão : 2010

POS GRADUAÇÃO 4 Curso: Especialização em nutrição e fitoterapia Instituição : Recomendo Ano de conclusão : 2015

POS GRADUAÇÃO 5 Curso: Especialização em nutrição esportiva Instituição : CEFIT / Escola Paulista Ano de conclusão : 2017

Histórico profissional

- Nutricionista especialista em nutrição clinica pelo GANEP, mestre em ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São Paulo – HCFMUSP, nutricionista responsável por Alessandra Rodrigues consultoria nutricional, nutricionista colaboradora do Grupo de Obesidade de Síndrome Metabólica HCFMUSP, nutricionista da equipe de obstetrícia do Dr Renato Kalil, além de ter sido por 8 anos nutricionista da equipe do Dr Roberto Kalil Filho cardiologista e também do endocrinologista Dr Felippo Pedrinola.

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